41ª SIPAT é realizada

Todos os anos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes Do Trabalho (SIPAT), que em 2020 chegou a sua 41ª edição e contou com mais de 400 participantes.

Tendo 15 convidados especiais, a CIPA realizou diversas atividades, entre palestras sobre a prevenção de acidentes, primeiros socorros, saúde mental e direitos do trabalhador. Além destas atividades, o Mascote Prevenildo passou nos setores para fazer uma gincana de perguntas e respostas sobre a segurança do trabalho e a história do hospital. Em parceria com o Grupo de Humanização do hospital, o Médico Urologista Roberto Von Laer abordou assuntos sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul.

A Presidente da CIPA, Enfermeira Sabrina Ribeiro, conta que muitos colaboradores participaram do evento, e respeitando todas as medidas de segurança, puderam alcançar o objetivo desta semana, que é conscientizar os colaboradores da importância de prevenir os acidentes de trabalho. O participante do evento e Assessor de Comunicação do hospital, Julio Cesar Rocha, comenta que é muito importante que os colaboradores estejam saindo da sua zona de conforto em relação ao conhecimento e pontua que a CIPA é fundamental para fortalecer esse processo.

Durante o ano, a CIPA realiza diversos treinamentos além da SIPAT, como treinamentos de primeiros socorros, técnicas de segurança do trabalho e o controle de risco de estrutural, risco ergométrico e ambiental, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores e pacientes.