Santa Casa fecha parceria de residência médica com Grupo Hospitalar Conceição

1024 683 Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

Cadastrada como instituição hospitalar de ensino desde 2006, a Santa Casa de Pelotas possui programas de residência médica para formar profissionais que cuidarão da saúde da comunidade futuramente. Para capacitar ainda mais estes profissionais, a Santa Casa assinou um termo de cooperação técnica com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de Porto Alegre, que há 60 anos é dedicado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS) e possui quatro hospitais, uma UPA, 12 Unidades Básicas de Saúde, três CAPS e uma escola.

Para dar início a essa troca de experiência, os residentes de Medicina Intensiva da Santa Casa, em determinado momento de sua formação, irão atuar diretamente na Sala Vermelha do serviço de emergência 24h do GHC, setor em que é necessário um acompanhamento e vigilância intensiva até que tenha a definição do diagnóstico do paciente.

O Provedor da Santa Casa, Dr. João Francisco Neves da Silva, comenta que a parceria com os Hospitais do Grupo Conceição oportuniza um intercâmbio de conhecimentos e uma otimização da qualificação, tanto de gestão de pessoal, quanto de procedimentos, melhorando o atendimento dos clientes e facilitando os encaminhamentos de pacientes. Somando ao comentário do Provedor, o Coordenador da Residência Médica em Medicina Intensiva, Dr. Cristiano Batista, afirma que esta área médica é uma das mais complexas da medicina, portanto esta parceria e troca de experiências é de grande valia tanto para os residentes, quanto para o próprio hospital.   

O Diretor-Presidente do GHC, Cláudio Oliveira, aponta a importância na oportunidade do residente conhecer outra estrutura hospitalar, além de agregar novas experiências ao profissional, deixando-o ainda mais preparado ao mercado de trabalho.

Futuramente outras residências médicas da Santa Casa também poderão realizar seus estudos no GHC, fazendo com que tenha ainda mais médicos especialistas capacitadas, oportunizando um atendimento experiente e de qualidade aos pacientes de Pelotas e região.