Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é responsável pela avaliação e acompanhamento de todos os aspectos éticos direcionados para pesquisas envolvendo seres humanos. Neste cenário, toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP.

Visando garantir agilidade e qualidade de seus processos, a Santa Casa de Pelotas possui registrado junto ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) um CEP, que esta estruturado para atender as demandas de pesquisadores e sujeitos de pesquisa.

O Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Pelotas rege-se pelas diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos aprovadas na Resolução nº 466/12, segundo competência regimental e atribuições conferidas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

O CEP constitui, segundo as Resoluções CNS nº 466/12, nº 240/97, nº 370/07 e 510/16, um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade, dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Submissão de Projetos

A submissão de projetos ao Sistema CEP-CONEP é feita por meio da Plataforma Brasil, que é uma base nacional e unificada de registro das pesquisas envolvendo seres humanos. Ela permite que pesquisas em desenvolvimento sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, ou seja, desde a sua submissão e aprovação, até o encerramento da pesquisa na instituição de vínculo dos pesquisadores.

Clique no link abaixo para realizar o seu cadastro na Plataforma Brasil ou para fazer a submissão de novos projetos.

http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

  1. Cadastro de Usuário na Plataforma:

Para efetuar o cadastro é necessário possuir previamente os seguintes arquivos:

1º – Documento de identidade com foto – frente e verso, em formato PDF;
2º – Fotografia digital – em formato JPG;
3º – Currículo Lattes resumido – em formato PDF, com no máximo 2mb.

  1. Vínculo com a Instituição Proponente:

Ainda no momento do cadastramento, o/a pesquisador/a deverá inserir no campo proponente Santa Casa de Misericórdia Pelotas.

IMPORTANTE: Selecione a instituição denominada Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, pois somente nela estão disponíveis as unidades/órgãos institucionais.

Assim, após a efetivação do cadastro, a Plataforma Brasil enviará para o e-mail cadastrado uma senha. O usuário pode então acessar o sistema e inclusive alterá-la em seu primeiro login.

  1. Submissão de Projetos de Pesquisa:

1º – Selecione Nova Submissão (para projetos nunca apreciados).
2º – ATENÇÃO DISCENTES: é obrigatória a inserção do/a orientador/a como Equipe de Pesquisa na primeira tela da Plataforma Brasil. Para isso, solicite a orientadores e demais membros da equipe que realizem o cadastrado no sistema.
3º – São seis (6) telas a serem preenchidas para submissão de projeto na Plataforma Brasil.

Maiores informações entre em contato através do e-mail cep@santacasadepelotas.com.br  ou pelo telefone (053)3284-4700, Ramal 510.