Maternidade

O Hospital Santa Casa de Pelotas dispõem de serviço materno-infantil com atendimentos voltados para área obstétrica, com plantão presencial pediátrico e obstétrico 24 horas por dia.
A maternidade é referencia para os municípios vizinhos no atendimento de gestantes de baixo risco – risco habitual.

Serviços
Oferecemos leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), privados e particulares. Além do atendimento de diversos convênios e pacotes de serviços particulares.
A Maternidade da Santa Casa de Pelotas cumpre as exigências do protocolo da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, com intuito de acolher e prestar atendimento de excelência às gestantes e puérperas e seus bebês.

 Parto
Busca-se constantemente a renovação para proporcionar às pacientes um parto seguro e humanizado, baseado nas evidências cientificas, garantindo qualidade assistencial para este momento especial.
A unidade incentiva a utilização de métodos não farmacológicos para alívios da dor, tais como: bola suíça, massagens, banho morno de aspersão, exercícios e a livre escolha da posição mais confortável durante o parto.
Além disso, permite a presença de um acompanhante antes, durante e pós-parto.

 Cuidado que faz a diferença
Após o nascimento, estimula-se o contato pele a pele imediato, favorecendo dessa forma o aleitamento materno e o vínculo mãe – bebê.

 Registro do bebê
No intuito de diminuir o sub-registro, o hospital em parceria com o município recebe uma unidade de cartório três vezes por semana, permitindo a realização da certidão de nascimento antes mesmo da alta.

 Pós-parto
Junto ao setor materno-infantil possuímos uma unidade de recepção ao recém-nascido, onde são realizados os suportes e atendimento adequados em caso de necessidade logo após o parto, além do estimulo continuo ao aleitamento materno exclusivo.
O setor materno-infantil da Santa Casa de Pelotas está de braços abertos para acolher as gestantes de nossa região e tornar esse momento ainda mais especial.

Fotógrafo de Parto
Para realizar qualquer tipo de registro de imagem, a gestante deve preencher um Termo de Responsabilidade previamente para que o fotógrafo possa adentrar as instalações da Maternidade. No dia do parto o fotógrafo deve apresentar o documento na portaria do hospital, e em sequência na recepção do Bloco Cirúrgico. Acesse o documento no link abaixo:

Termo de Responsabilidade