CIPA realiza treinamento de Primeiros Socorros com colaboradores administrativos

Em um hospital é de suma importância que tenha uma equipe assistencial preparada para realizar os primeiros socorros e manobras de ressuscitação cardiopulmonar, porém não são apenas pacientes que podem ter qualquer lesão ou estar com algum desconforto em relação à sua saúde, um colaborador também pode passar pela mesma situação.

Para prevenir este risco e ter alguém sempre preparado para lidar com essa experiência, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) está realizando treinamentos de primeiros socorros com os colaboradores dos setores administrativos.

O treinamento aborda diversas situações de risco, como quedas, desmaios, contenção de hemorragias, engasgo e até mesmo descargas elétricas. Com o auxilio de um manequim de reanimação cardiopulmonar é explicada aos participantes a técnica correta para realizar uma reanimação, que é fundamental para qualquer pessoa ter conhecimento.

A Vice-Presidente da CIPA e Enfermeira do Trabalho da Santa Casa, Ana Paula Azambuja, está ministrando esse treinamento e conta que ele é importante para todos, pois colaboradores da assistência já receberam esse treinamento no curso de formação e capacitações internas, mas esses colaboradores administrativos não têm o conhecimento de primeiro socorros e nem sempre terá alguém da assistência por perto, por isso eles devem estar preparados para intervir em situações de emergência. A enfermeira ainda comenta que a maioria dos acidentes podem ser evitados, porém, quando ocorrem, é necessário saber como proceder, pois alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) e o Setor de Gestão de Pessoas foram os primeiros setores a receber este treinamento. A Assistente Operacional do DRH, Elizabeth Cadaval da Rosa, conta que já vivenciou uma convulsão de um familiar e acabou realizando um procedimento equivocado, porém com esse treinamento ela obteve conhecimento de como proceder em uma situação dessas, e agora se sente mais preparada para poder ajudar quem necessite de um primeiro atendimento até a chegada de um profissional da saúde.

Os treinamentos continuarão sendo realizados durante o restante do mês de outubro, contemplando todos os setores administrativos e deixando os colaboradores ainda mais preparados para que, com os conhecimentos adquiridos, possam salvar vidas.