Enfermagem da Santa Casa recebe capacitação de liderança

Nos últimos meses tem se tornado cada vez mais comum ter capacitações com diversas equipes da Santa Casa, e a equipe de Enfermeiros não poderia ficar de fora.

O hospital investiu em um curso para os Enfermeiros, que através de treinamentos para desenvolver a liderança e tomadas de decisões, tem o objetivo principal de qualificar a Enfermagem e preparar ela para crescer ainda mais, melhorando os serviços de saúde.

O curso é realizado pela Enfermeira e Professora Fábia Richter. Ela conta que esse treinamento tem resultados esperados com foco nas pessoas, tanto profissionais, quanto nos pacientes. Ela ainda comenta que todos os serviços de saúde têm em sua maioria de os profissionais da Enfermagem, sempre liderados por Enfermeiros que se desafiam todos os dias enfrentando dificuldades, sendo criativos e arrojados.

A Gerente de Enfermagem do hospital, Enfermeira Kátia Zielke, comenta o quanto é desafiador a rotina da Enfermeira, e que precisam aprimorar constantemente os processos e habilidades. Sobre o curso, ela diz que “Está sendo uma ferramenta para o desenvolvimento e potencialização das habilidades, as quais implicam diretamente na construção de uma boa gestão, contribuindo na tomada de decisão e de gestão de crise”. A Enfermeira da Ala São Luiz, Rita Nascimento, acrescenta que a liderança é complexa, não se aprende a liderar na faculdade, mas sim na vivencia do dia-a-dia. Ela agradece ao hospital por ter oferecido esse curso, pois assim o trabalho em equipe e a qualidade do atendimento irão melhorar ainda mais.

A Santa Casa de Pelotas tem investido nessa qualificação e já percebeu melhorias que representam qualidade na assistência e na gestão. O curso, que tem a duração de dois meses, é realizado um vez por semana e já está atingiu 33 Enfermeiros, entrando agora na sua terceira turma, o que permite ter mais profissionais melhores capacitados na instituição.