Doação de órgãos é realizada na Santa Casa

Na manhã de quarta-feira (03), a Santa Casa recebeu a equipe da Central de Transplantes do Estado, a Organização de Procura de Órgãos (OPO7) e o Banco de Olhos do Hospital Escola para mais uma captação de múltiplos órgãos.

O doador V.C.C.J. ainda em vida informou aos seus familiares que gostaria de ser doador, e atendendo o seu pedido, os familiares autorizaram a captação dos órgãos que já foram encaminhados para transplante aos pacientes que estão na fila de espera.

A esposa do doador contou que já havia tido conversas com ele sobre a doação de órgãos, onde os dois decidiram serem doadores, o que foi essencial para ocorrer a doação neste momento tão difícil. “A vida dele continua em outras pessoas, ele vai ajudar, então eu vou sentir um pouquinho dele em cada uma dessas pessoas que vão ser receptoras” concluiu a familiar.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e a Santa Casa de Pelotas agradece aos familiares e ao doador pelo belíssimo ato de amor e generosidade em um momento de tanta dor, em que pode salvar a vida de até oito pessoas.

Coronavírus e a doação de órgãos

A atual pandemia também afetou as doações de órgãos no país inteiro. Por conta da necessidade de ser realizado mais um exame antes da realização da doação, muitos familiares que estão aguardando para poder se despedir de seu ente querido acabam optando pela não doação dos órgãos. Além de todos os outros exames que precisam ser realizados, o exame para Covid-19 acaba gerando um tempo extra para poder ser realizado o processo, portanto ocorre o este tipo de decisão negativa à doação.