A tecnologia na pandemia

Pode-se dizer que a tecnologia está presente em todos os ambientes, seja no seu quarto com uma televisão, no seu trabalho com um computador, ou até mesmo no seu bolso com um celular. Em um hospital não é diferente, ele está rodeado de tecnologia para poder prestar o atendimento que o paciente está necessitando naquele momento.

Toda a tecnologia tem sua importância e seu objetivo, porém na pandemia a tecnologia hospitalar tem se destacado e recebido ainda mais atenção, onde um simples aparelho pode gerar mais qualidade de recuperação e também diminuir despesas com materiais do kit intubação.

Na Santa Casa este tipo de equipamento já está sendo inserido aos poucos e é chamado de Bis (índice Bispectral). Ele possui um eletrodo que é colocado na testa do paciente até a região temporal, assim consegue medir o nível de consciência e indicar no monitor se o paciente necessita de mais sedativo, ou se a dose pode ser reduzida com segurança.

Os equipamentos para compor uma UTI também são essenciais neste momento, como por exemplo o ventilador pulmonar, que é um equipamento que no início da pandemia no Brasil acabou sendo esgotado nas fábricas por conta da alta procura e demanda. Em todos os seus 16 leitos exclusivos para pacientes positivos para Covid-19, além dos outros 10 de UTI geral que a Santa Casa possui, equipamentos como esse, monitores multiparâmetro e bombas de infusão estão presentes e recebem diariamente uma atenção diferenciada prestada pela Engenharia Clínica do hospital, que é dedicada na manutenção preventiva destes equipamentos e treinamento no uso, deixando-os  sempre calibrados, prontos para atender a necessidades do paciente e mantendo a equipe médica e de enfermagem preparada e atualizada quanto à novas tecnologias.

Para continuar salvando vidas, um hospital precisa estar sempre atualizado, e a Santa Casa está cumprindo essa missão, reforçando cada vez mais seus setores com equipamentos de alta tecnologia, que proporcionam qualidade no atendimento dos pacientes e qualidade no trabalho dos profissionais de saúde.