Farmácia recebe novos equipamentos

A Santa Casa tem se tornado um ambiente mais moderno para seus pacientes e profissionais, seja por suas reformas em recepções, leitos e setores, ou pelo seu crescimento em termo de tecnologia. Nos últimos anos, diversos equipamentos foram adquiridos, como uma torre de vídeo cirúrgica, um microscópio cirúrgico, monitores multiparâmetros, instrumentos de alta qualidade para cirurgias de vídeo, além de muitos outros equipamentos.

Desta vez o setor que cresceu tecnologicamente foi a Farmácia Hospitalar, responsável por controlar e manipular todas as medicações que serão direcionadas aos pacientes. Para proporcionar um maior controle de medicamentos, otimização no trabalho e segurança do paciente, foram adquiridos uma unitarizadora de medicamentos e cortador de blister, conhecido também como cartela de comprimidos.

Por conta desses importantes equipamentos, são embalados e registrados por hora 2.600 comprimidos/ampolas e 1.400 comprimidos cortados, o que de forma manual poderia levar o dobro do tempo.

A farmacêutica Margarete Bicca, que há 27 anos é responsável pelo setor, conta que estes equipamentos são de extrema importância, pois reflete diretamente na segurança do paciente, melhora do controle de estoque e no aumento da produção. “É gratificante como profissional ver o avanço da tecnologia, é como se estivesse começando minha profissão em uma nova era”.

A farmácia do hospital possui 600 medicamentos distintos registrados e são fracionados cerca de 10 mil comprimidos por mês, um número que deve crescer ainda bem por conta dessa modernização.