Saiba mais sobre as Emendas Parlamentares recebidas pela Santa Casa nos últimos cinco anos

A Santa Casa é considerada uma instituição filantrópica privada, ou seja, uma instituição independente que não visa lucro. Para poder gerar renda, o hospital realiza prestação de serviço ao SUS, que dá prejuízo mesmo quando cumprindo a contratualização que deve chegar no máximo a 60% do faturamento total, ficando para completar os 40% restantes com serviços para convênios e particulares.

Mesmo gerando essa renda é necessário que o hospital realize melhorias em sua estrutura física e tecnológica, o que acaba custando um valor alto e que nem sempre está disponível para uso. Uma forma de minimizar isso são as Emendas Parlamentares, recursos que os membros do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa Estaduais podem direcionar a uma instituição de seu interesse.

Nos últimos cinco anos, a Santa Casa recebeu mais de R$8 milhões que vieram de dez Deputados. Através deste valor foi possível adquirir centenas de materiais hospitalares e equipamentos, reformar diversos setores do hospital e construir a nova Hemodiálise que duplicou seu espaço e pode proporcionar ainda mais conforto e excelência no tratamento dos pacientes. É importante salientar que cada Emenda tem um destino específico e não pode ser utilizada para outro fim. Cada indicação por parte do parlamentar já é direcionada exclusivamente para ser utilizado em reformas, compra de materiais, equipamentos ou para custeio (consertos de equipamentos e aquisição de insumos hospitalares).

Novo prédio da Hemodiálise

A Coordenadora do Setor de Projetos, Mauren Wenzke, conta que o hospital procura todos os parlamentares da bancada gaúcha para solicitar indicação de Emendas Parlamentares, e que o processo da indicação, aprovação por parte do Ministério da Saúde e a chegada do recurso ao hospital, pode ser concluído em um período de um ano. A profissional ainda acrescenta que o Centro Cirúrgico do hospital está em pleno funcionamento por conta das Emendas Parlamentares, onde 80% dos equipamentos instalados no setor são oriundos destes recursos.

O Provedor da Santa Casa, Dr. João Francisco Neves da Silva, comenta que as Emendas são uns dos recursos que permite o hospital ter um ingresso de dinheiro para amenizar a situação financeira. “É através dessas Emendas que conseguimos renovar nossos equipamentos, ampliar a área física para qualificar o atendimento, bem como para aquisição de medicação de alto custo que precisamos ter para atender a população”. O Provedor ainda afirma que o aporte financeiro dessas Emendas é uma forma de manter o hospital com melhores condições de atender a demanda da sociedade, principalmente a mais carente que faz uso do SUS.

A Santa Casa de Pelotas agradece a todos os parlamentares que há anos tem prestado ajuda à instituição, para que possa ser possível se modernizar e qualificar seus serviços, priorizando em um atendimento digno à comunidade de Pelotas e Região.

Saiba quem são os parlamentares que ajudaram a Santa Casa nos últimos cinco anos:

Deputado Estadual Fernando Marroni

Deputado Federal Afonso Hamm Deputado Federal Daniel Trzeciak