Semana da Segurança do Paciente é concluída

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, e para marcar essa data, a Gerência de Risco e o Serviço de Qualidade em Enfermagem da Santa Casa realizaram diversas ações para capacitar e disseminar a cultura de segurança do paciente dentro da Instituição.

Dentre as ações realizadas, foram passadas para os colaboradores as seis metas internacionais de segurança do paciente definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas metas são dispostas da seguinte forma:

• Identificar corretamente o paciente;
  • Melhorar a comunicação entre os profissionais;
  • Melhorar a segurança na prescrição e administração de medicamentos;
  • Garantir a cirurgia segura, o local, paciente e procedimento correto;
  • Reduzir o risco de infecção relacionada ao cuidado;
  • Reduzir o risco de quedas e de lesão por pressão.

Além da apresentação das metas, outras medidas foram adotadas. O Centro Cirúrgico agora conta com painéis da “Cirurgia Segura”, para que os colaboradores possam preencher as informações do paciente e do procedimento. Todos os pacientes do hospital são identificados através de uma pulseira, que informa se aquele paciente possui alguma alergia por medicação, ou até mesmo se possui risco de queda. Também foram realizadas capacitações para prevenir e tratar lesões por pressão, além de conversas educativas com os próprios pacientes e familiares.

De acordo com a Enfermeira responsável pela Gerência de Risco da Santa Casa, Christiane Domingues, essa semana teve o intuito de refletir sobre as práticas que contribuem com a segurança do paciente e engajar mais os colaboradores quanto a esse assunto. Christiane comenta que uma instituição de saúde não pode causar dano a um paciente, ela deve priorizar a segurança dele, pois está diretamente relacionada com a qualidade. “Nenhuma instituição terá qualidade se ela não priorizar pela segurança do seu paciente” conclui a Enfermeira.