Em alusão ao aniversário de 174 anos do hospital no dia 20 de junho, hoje (22) foi selada no pilar principal da instituição uma cápsula do tempo para ser aberta daqui a 50 anos, em memória a todo o trabalho realizado pelos profissionais da saúde, dentre eles da Santa Casa, em favor das vidas das pessoas que foram acometidas pela Covid-19.
Nesta cápsula foram armazenados frascos das vacinas, máscaras que são utilizadas pelo profissional, registros fotográficos de momentos importantes desde o início da pandemia, Informativos da Santinha, jornais noticiando a chegada do vírus no Brasil e em Pelotas, um pen drive com vídeos do hospital, e um relato histórico para que os colaboradores da Santa Casa em 2071 possam entender melhor como ocorreu o início da pandemia até o momento.
O hospital é feito por pessoas que contam e constroem a sua história. Com o trabalho que começa com a portaria recepcionando a comunidade, a equipe de enfermagem e os médicos dando os devidos cuidados e o auxiliares administrativos concluindo os registros de atendimento, a Santa Casa completa 174 anos cumprindo seu objetivo e firmando o compromisso com seus pacientes.