Ouvidoria
O Ouvidor não é uma criação da pós-modernidade, pois historicamente é na Suécia, primórdios do século XIX que se encontra a primeira referência a cerca da atuação de um OMBUDS MAN (OUVIDOR). O ouvidor foi um marco relevante no ainda incipiente processo de defesa dos direitos do cidadão frente ao poder estatal.
Em 1986, através do Decreto Lei nº215, instituiu-se a 1ª Ouvidoria pública do Brasil, em Curitiba, no estado do Paraná, desde então, cientes da importância da Ouvidoria perante a sociedade, mais órgãos e entidades públicas criaram suas ouvidorias.
A Ouvidoria é um mecanismo de impacto social amplo e significativo, não serve para apontar defeitos nas ações da instituição, mas para atuar no controle de qualidade do serviço prestado ao cidadão. A Ouvidoria é um canal de diálogo com a população, um espaço na esfera de respeito ao ser humano.
A OUVIDORIA NA SANTA CASA DE PELOTAS
Ouvir, manifestar, reclamar, elogiar, sugerir melhorias e participar diretamente são motivações cada dia mais intensas para todos que integram a sociedade, ciente dessa realidade, a Santa Casa de Pelotas criou a Ouvidoria em outubro de 2017, a fim de obter mais eficácia, transparência e credibilidade junto a sociedade.
FUNCIONAMENTO DA OUVIDORIA
A Ouvidoria da Santa Casa de Pelotas trabalha no atendimento ao público externo e interno através do Setor de Ensino e Qualidade.
Atende em sala própria próximo à Portaria 01 do hospital (entrada pela General Neto), com funcionamento de 08h às 12h e de 13h30 às 17h, onde atende de forma presencial e personalizada; tiramos dúvidas e te direcionamos também através do telefone: (53) 3284.4700, Ramal 807 e/ou e-mail: ouvidoria@santacasadepelotas.com.br.
QUANDO RECORRER À OUVIDORIA?
A Ouvidoria é utilizada em situações não solucionadas pelo atendimento convencional, após esgotadas as possibilidades de atendimento ou solução pelas áreas competentes do hospital.
OBJETIVOS DA OUVIDORIA
A ouvidoria representa o usuário que a procura, atendendo-o adequadamente;
Atua na prevenção e solução de conflitos, ampliando o nível de comunicação entre o usuário e a instituição;
Trabalha no sentido de resolver com agilidade e eficiência as demandas apresentadas – agente facilitador.
Atua com objetivo de analisar as informações obtidas e propor mudanças, com o intuito de corrigir procedimentos inadequados, desburocratizar processos e abolir ações consideradas supérfluas.
Saber ouvir transcende o ato de escutar a quem fala, é compreender a pessoa que se expressa; é entender a mensagem transmitida, assimilar o que é dito, não só por palavras, mas olhares, atitudes, gestos ou silêncio. Saber ouvir é perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo, é alcançar a plenitude do relacionamento humano e a captação do sentido de nossa existência.