No dia 9 de outubro, foi oficializada a criação da Associação dos Hospitais Filantrópicos da Metade Sul, durante o evento Jornada Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Pelotas, realizado no auditório do Sicredi. Na ocasião, também ocorreu a posse da primeira diretoria da entidade.
A diretoria ficou assim constituída: Armando Manduca (Beneficência Portuguesa de Pelotas) como presidente e Rafael Amaral (Santa Casa de Bagé) como vice-presidente.
O cargo de primeiro tesoureiro é ocupado por Sebastião Kaé (Santa Casa de Pelotas) e o de segundo tesoureiro por Tiago Martinato (Hospital Espírita de Pelotas).
Como primeiro secretário, foi nomeado Cayo Lopes (Hospital Universitário de Pelotas), tendo Renato Silveira (Santa Casa do Rio Grande) como segundo secretário.
O Conselho Fiscal é composto por Raul Vallandro (Santa Casa de Bagé), Carlos Frio (Beneficência Portuguesa de Pelotas) e Karen Ferreira (Hospital Universitário de Pelotas).
Além das instituições fundadoras, a associação já estuda a ampliação do grupo, com a possível adesão de hospitais de Santa Vitória do Palmar e Dom Pedrito, o que poderá levar a uma nova denominação: Associação dos Hospitais da Região Sul.
Créditos: QZ7 Filmes
Segundo o tesoureiro da entidade e diretor financeiro da Santa Casa de Pelotas, Sebastião Kaé, o principal objetivo é fortalecer o atendimento ao SUS, com qualidade e sustentabilidade.
“Queremos unir forças diante das questões que envolvem o sistema público de saúde, discutir de forma conjunta os programas lançados pelo Ministério da Saúde — como o Agora Tem Especialistas —, e tomar decisões mais assertivas sobre a adesão ou não a essas iniciativas”, destacou Kaé.
Outro ponto importante, segundo ele, será a formação de parcerias para aquisição conjunta de insumos e equipamentos, reduzindo custos e otimizando recursos.
A Associação dos Hospitais Filantrópicos da Metade Sul nasce, portanto, como uma ferramenta de cooperação e fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso das entidades hospitalares com o acesso à saúde pública de qualidade em toda a região.




