Crise Financeira Assola Hospitais Filantrópicos em Pelotas

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, com os demais Hospitais filantrópicos de Pelotas (Beneficência Portuguesa, Hospital Espírita de Pelotas e São Francisco de Paula — HU) divulgaram ontem, 27 de setembro, no programa Pelotas13horas e em coletiva de imprensa, que somam déficit mensal de R$ 3 milhões, destacando a situação de urgência que passam e mobilizando ainda mais os pelotenses.

Segundo o diretor financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Sebastião Kaé, a Instituição, assim como as outras, recebe menos do que gasta com os atendimentos via SUS. “A cada R$ 100 que eu gasto com o SUS, eu recebo R$ 60. A operação me dá um prejuízo de 40%. No primeiro semestre de 2023, o SUS já nos deu R$ 12 milhões de prejuízo”.

Com a palavra, o Provedor Angelo Fernando Ortiz, ao programa Pelotas13horas destacou “a Santa Casa tem o mesmo objetivo dos demais hospitais, que é atender as pessoas, nossa preocupação é atender bem os mais necessitados. Até 2015 tínhamos 379 leitos, oito anos depois estamos com apenas 162 leitos, fechamos aproximadamente 60%. A Santa Casa, com toda sua estrutura e história, que atende 85% pacientes SUS, hospital que salvou tantas vidas, hoje estamos na UTI, pedimos socorro!”