Santa Casa e UCPel assinam convênio para atuação de acadêmicos do curso de Medicina

Foi assinado nesta quinta feira (10 de fevereiro) um convênio entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Santa Casa de Pelotas, para que acadêmicos dos 5° e 6° anos de Medicina, matriculados no estágio curricular obrigatório, possam atuar e se aperfeiçoar de forma prática, nas dependências do hospital em diversas especialidades como: Oncologia, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia e da Anestesiologia.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Regina da Silveira, a Santa Casa foi escolhida por ser referência nessas áreas. “Nosso curso cresceu muito. Devido a isso, estamos buscando novos cenários para qualificar a formação do aluno”, explicou.
Durante a cerimônia de assinatura, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da UCPel, lembrou que a Santa Casa de Pelotas foi o primeiro hospital de ensino do curso de Medicina, criado no ano de 1962. “A UCPel volta a ter como cenário de aprendizagem a Santa Casa. Para nós, isso é um motivo de muita honra”.

Para o provedor da Santa Casa, Maurício Goldbaum, a tendência é que o convênio se amplie com a chegada de novos alunos nos próximos anos, considerando que o curso deverá contar com 1.080 estudantes matriculados no ano de 2023, sendo assim, a UCPel é considerada a maior escola médica do estado. “Que os dois hospitais se tornem parceiros de serviços e trocas de informações. É uma satisfação muito grande assinar o convênio e novamente ter a UCPel nas dependências da Santa Casa. Eu, em especial, como filho da UCPel, me sinto gratificado com isso”, finalizou o provedor.

Para a Santa Casa é uma honra poder participar desse processo formativo acadêmico dos alunos da Universidade Católica de Pelotas!