Tratamento inovador em Câncer de Próstata na Santa Casa de Pelotas

A Prostatectomia Radical Laparoscópica com Linfadenectomia Pélvica, técnica minimamente invasiva para o tratamento do Câncer de Próstata, possui um nome complicado, mas a recuperação é mais simples do que se imagina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de homens foram diagnosticados com Câncer de Próstata, no mundo, em 2018. É um dado alarmante e requer atenção por parte da população masculina, que ainda possui certa resistência quanto à prevenção e ao diagnóstico deste tipo de câncer.

No Brasil, o Câncer de Próstata é a neoplasia não cutânea mais frequente na população masculina, e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esta neoplasia foi responsável por 30% de todos os cânceres no sexo masculino em 2018.

Apesar de ainda ser um tabu, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata evoluíram com avanço das novas tecnologias.

Pensando nisso, a Santa Casa passou a realizar este procedimento minimamente invasivo, que apresenta como vantagens a realização da cirurgia através de pequenos orifícios com o auxílio de uma micro câmera, o que possibilita uma maior precisão, menor sangramento e uma recuperação mais rápida.

No dia 8 de outubro, os Urologistas Dr. Saulo C. Recuero e Dr. Olimpio Jordão, juntamente com o anestesista Dr. Maurício Goldbaum, efetuaram a primeira Prostatectomia Radical com Linfadenectomia Pélvica na Santa Casa. A cirurgia é pioneira na cidade e foi realizada num paciente com câncer de próstata. 24 horas após a cirurgia a alta hospitalar já havia sido concedida.

É fundamental para um hospital como a Santa Casa de Pelotas manter-se atualizada e preparada para atender cada vez melhor a população. Só é possível ter mais de 170 anos de história através da evolução e modernização constante.