Ensino e Qualidade

História:
Desde outubro de 2006, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas oferece espaços que permitem a promoção e o desenvolvimento do ensino voltado à área da saúde. A Certificação da Santa Casa como hospital que apoia o ensino tem como base a Portaria Interministerial n.º 3.018 de 26 de novembro de 2007, concedida pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Neste espaço de comunicação, você encontrará informações, normas e as diferentes modalidades de estágio, além de poder ver as novidades do setor e compartilhar conosco sua opinião! Seja bem-vindo(a)!

Estágio:
O Hospital Santa Casa de Pelotas oportuniza aos estudantes de diferentes cursos a realização de estágios em áreas relacionadas à prática e à gestão da saúde. A Lei 11.788/2008 define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório; no entanto, ambos devem compor a grade curricular na instituição de ensino.

Algumas Instituições de Ensino Parceiras

O que é Estágio Curricular?
É todo estágio obrigatório ou não obrigatório planejado no projeto pedagógico do seu curso, regularizado e autorizado pelo MEC, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma.

Como posso realizar este tipo de estágio na Santa Casa?
A sua instituição de ensino deverá enviar uma proposta com área e número de vagas solicitadas para o setor de ensino, que intermediará a negociação e a elaboração do contrato, firmado junto ao setor jurídico do hospital. Após a homologação deste acordo, o supervisor de estágio deve realizar o contato diretamente com o setor de ensino da Santa Casa e a área pretendida para realização do estágio para planejar com antecedência a execução do cronograma de estágio. Após o aceite da área, a instituição de ensino deverá encaminhar a documentação pertinente de cada aluno ao setor de ensino.

NOVIDADE!
Para melhor atender os estagiários, estamos implementando a informatização do processo de estágio. A partir de 2024, o requerimento de estágio passa a ser exclusivamente online (via formulário Google). Preencha o formulário para a solicitação de estágio no link abaixo: Formulário de Estágio

Documentos de Estagiários Necessários para Encaminhamento:

  1. Carteira de Identidade (RG): A cópia do documento deve ser frente e verso da carteira de identidade ou frente e verso de outro documento oficial que contenha os dados do RG (número, data de expedição e órgão expedidor obrigatoriamente);
  2. Comprovante de situação cadastral do CPF: o candidato deve acessar o site da Receita Federal para a emissão do comprovante;
  3. Comprovante de matrícula atualizado;
  4. Apólice de Seguro: O candidato deve entrar em contato com sua instituição de ensino, que deve fornecer a apólice coletiva, ou o seguro pode ser contratado individualmente pelo aluno. O documento deve conter o número da apólice e o nome da seguradora;
  5. Comprovante de residência: somente serão aceitos comprovantes de água, luz ou telefone. IMPORTANTE: Deve estar no nome do aluno ou dos pais. Caso o documento esteja em nome de outra pessoa, deverá ser feita uma declaração na própria conta, juntamente com a cópia frente e verso do documento do titular;
  6. Cópia da carteira de vacinação (dT, tríplice viral e hepatite B, COVID-19);
  7. Termos de Compromisso (3 vias) assinadas.

Concretização do Termo de Compromisso para Cada Aluno Ter Autorizado o Início da Sua Atividade
Após o envio de todos os documentos, o aluno deve aguardar a validação e acompanhar o cronograma junto à sua instituição de ensino para o início das atividades.

Dia da Acolhida ao Aluno no Hospital
Todo aluno deve agendar participação na integração, momento em que o estudante receberá as orientações e normas gerais do hospital.

Dúvidas e Solicitações
Devem entrar em contato com o setor de ensino através do e-mail: ensinoequalidade@santacasadepelotas.com.br

Convênio de Estágios
A instituição que deseja enviar estagiários para realização de estágio curricular obrigatório deverá firmar ou ter convênio com o hospital. O convênio é o elo entre a empresa e a instituição de ensino; sem o convênio, o termo de compromisso do aluno é inválido. Deverá ser entregue no setor da biblioteca, em 2 vias do convênio devidamente assinado e carimbado.

COREME
A COREME é o órgão competente para manter os entendimentos com a Comissão Nacional de Residência Médica através de sua diretoria executiva (Resolução n.º 01/06 CNRM).

Programas de Residência do Hospital:

  • PRM em Medicina Intensiva;
  • PRM em Ortopedia e Traumatologia;
  • PRM em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.