A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas realiza primeira Discopexia pelo SUS

Um dia histórico!

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas marcou um avanço significativo no campo da medicina bucomaxilofacial ao realizar, a primeira discopexia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. O procedimento inovador ocorreu na tarde do dia 12, sendo conduzido pela equipe bucomaxilofacial da instituição, sob a liderança do Dr. Guilherme Antonello.

A discopexia é um procedimento cirúrgico avançado destinado ao reposicionamento, plastia e ancoragem do disco articular sobre o côndilo mandibular, visando restaurar a sua posição anatômica original. Esta cirurgia é crucial para pacientes que sofrem de disfunções severas na articulação temporomandibular (ATM), uma condição que pode causar dor intensa, dificuldades mastigatórias e problemas funcionais.

A realização da discopexia exige o uso de uma âncora, um material técnico especializado que não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas superou esse obstáculo graças a uma parceria com a Spinesul, uma empresa especializada em soluções ortopédicas e com a captação de recursos próprios por meio de um curso promovido na instituição. O curso, que contou com a participação da equipe bucomaxilofacial da Santa Casa de Pelotas e professores convidados, foi uma importante fonte de financiamento, permitindo a aquisição da âncora necessária para o procedimento.

O Dr. Guilherme Antonello, cirurgião bucomaxilofacial do hospital, expressou sua satisfação com a realização da cirurgia, destacando a capacidade técnica e a dedicação da equipe. O sucesso do procedimento não apenas oferece uma solução avançada e necessária para os pacientes do SUS, mas também posiciona o hospital como uma referência em procedimentos cirúrgicos especializados.

Se você apresenta sintomas como dor intensa na mandíbula, dificuldade em abrir a boca, estalos ou bloqueios na articulação temporomandibular, é crucial buscar a orientação de um profissional de saúde. Estes sinais podem indicar problemas na articulação que podem ser tratados de forma eficaz com a intervenção adequada. A equipe da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas está pronta para oferecer a assistência necessária para diagnóstico e tratamento, garantindo cuidados especializados para melhorar sua qualidade de vida.

A realização da discopexia representa um importante passo para o avanço da medicina bucomaxilofacial na região e reforça o compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas com a inovação e a excelência no atendimento aos pacientes.