Eletrocardiograma: Uma Avaliação Essencial da Atividade Elétrica do Coração

Você sabe o que é um eletrocardiograma e para o que ele funciona?

O eletrocardiograma, também conhecido como ECG, é um exame para avaliar a atividade elétrica do coração. Ele monitora o ritmo, a frequência e a velocidade dos batimentos cardíacos, proporcionando um retrato detalhado do funcionamento cardíaco por meio de gráficos, gerados por um aparelho específico, o eletrocardiógrafo.

O ECG desempenha um papel fundamental na identificação de várias condições cardíacas, como arritmias, sopros e infartos. É uma ferramenta indispensável para os cardiologistas, que utilizam os resultados para diagnosticar e monitorar doenças cardíacas. Além disso, o eletrocardiograma é um exame rápido e simples, considerado normal quando identifica entre 60 a 100 batimentos por minuto. Batimentos fora dessa faixa podem indicar a necessidade de investigações adicionais.

Como saber se devo fazer um eletrocardiograma?

Este exame é indicado em diversas situações, como:

• Arritmias Cardíacas: Caracterizadas por batimentos cardíacos irregulares, acelerados ou lentos, que podem causar palpitações, tonturas e desmaios.
  • Infarto Agudo do Miocárdio: Pode manifestar-se com dor ou queimação no peito, tontura e falta de ar.
  • Inflamações Cardíacas: Como pericardites e miocardites, suspeitadas quando há dor no peito, falta de ar, febre e mal-estar.
  • Sopros Cardíacos: Devidos a alterações nas válvulas ou nas paredes do coração, frequentemente associados a tontura e falta de ar.
  • Parada Cardíaca: Situação crítica onde o coração perde a capacidade de contração, necessitando intervenção urgente para evitar a morte.

É importante consultar um profissional para determinar se há necessidade da realização do exame. Além disso, o ECG é solicitado para acompanhar a eficácia de tratamentos, como medicamentos para arritmias ou dispositivos como marca-passos.

Como é realizado o eletrocardiograma

A realização do ECG é simples e não requer preparo prévio. Recomenda-se evitar cremes na região do tórax e remover pelos, se houver, para garantir a boa fixação dos eletrodos. O exame pode ser feito em hospitais, clínicas ou consultórios cardiológicos. O paciente fica deitado enquanto os eletrodos são posicionados no tórax, punhos e tornozelos, conectados ao aparelho de ECG. Esses eletrodos captam os batimentos cardíacos, registrando-os como gráficos analisados posteriormente pelo cardiologista.

Aqui no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, realizamos o exame de eletrocardiograma pelo SUS, convênios e particular, com profissionais qualificados e preparados para atendê-los. Com equipamentos de tecnologia, estamos sempre evoluindo para garantir diagnósticos precisos e para cumprir a missão de cuidar de você.

Para mais informações ou agendamento de exames, ligue: 3284-4700

Redação: Nátalli Nott Bonow/ASCOM Santa Casa de Misericórdia de Pelotas