27 de julho: Refletindo sobre a Importância da Prevenção de Acidentes no Trabalho no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

No dia 27 de julho, celebramos o Dia Nacional da Prevenção Contra Acidentes no Trabalho, uma data fundamental para a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente laboral. Este ano, o Brasil comemora 52 anos desde a criação das Portarias n.º 3.236 e 3.237, que regulamentaram a formação técnica de profissionais médicos e técnicos em segurança e saúde no trabalho, instituindo o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, estamos profundamente comprometidos com a promoção da segurança e a prevenção de acidentes no trabalho, especialmente em um ambiente tão crítico como o hospitalar. Contamos com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que desempenha um papel crucial em nossas iniciativas de segurança.

Entre as ações que implementamos, destacam-se:

• Treinamentos e Atenção Especial: Oferecemos treinamentos contínuos voltados para a Medicina do Trabalho, com foco na prevenção de acidentes e na promoção de práticas seguras.
  • Diálogos Semanais de Segurança: Realizamos encontros semanais com temas específicos para discutir e reforçar as práticas de segurança no trabalho.
  • Acompanhamento de Setores: Temos uma equipe dedicada ao acompanhamento constante dos diferentes setores, garantindo que todas as normas de segurança sejam seguidas.
  • Equipe Técnica Disponível: Nossos técnicos estão presentes em todos os turnos—manhã, tarde e noite—até as 21h, para garantir suporte contínuo e imediato.

De acordo com dados da ANATEL — Agência Nacional de Telecomunicações, entre 2012 e 2022, foram notificados 6.774.543 acidentes de trabalho no Brasil, dos quais 25.492 resultaram em fatalidades. O impacto financeiro desses acidentes também é significativo, com gastos estimados em R$ 136.741.183.393,1 para benefícios acidentários pagos pelo INSS.

Em um ambiente hospitalar como o da Santa Casa de Pelotas, a segurança é ainda mais crucial. Qualquer acidente pode ter consequências graves para profissionais e pacientes. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a proteção de nossos trabalhadores e pacientes. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e saudável para todos que passam pelo nosso hospital.

Redação: Nátalli Nott Bonow/ASCOM Santa Casa de Misericórdia de Pelotas