Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens Celebra 140 Anos de História e Fé

1024 768 Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

A Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens está completando 140 anos neste domingo (14). Localizada na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e fundada há mais de um século, a Capela serve como um refúgio espiritual para pacientes, familiares e colaboradores do Hospital. Para marcar essa comemoração especial, um tríduo festivo foi organizado, com uma programação repleta de celebrações e reflexões espirituais, envolta da comunidade cristã.

Programação do Tríduo:

  • Dia 10/07 — Celebração com Pe. Tarciso Anderson de Souza
    Horário: 16h
    Lema: Maria Modelo dos Peregrinos da Esperança e da Misericórdia
  • Dia 11/07 — Celebração com Pe. Munguele Kiying Jean Baptiste
    Horário: 16h
    Lema: Maria passa à frente, na esperança do Jubileu de 2025, para construirmos uma Igreja Sinodal, junto à comunidade sofredora
  • Dia 12/07 — Culto Ecumênico com Tiago Hartvig
    Horário: 16h
    Tema: 140 anos de união entre irmãos, vivendo a mesma fé no Deus Criador
  • Dia 13/07 — Missa Solene de Aniversário com Dom Jacinto Bergmann
    Horário: 16h
    Tema: 140 anos de Graças

A Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, teve sua construção liderada pelo padre Nicolau de Gênova, que dedicou seu trabalho sacerdotal gratuitamente para erguer este lugar sagrado. Inaugurada em 14 de julho de 1884, a cerimônia contou com a presença ilustre de sua Exma. Revma. Bispo diocesano do Rio Grande do Sul, Dom Sebastião Dias Laranjeira.

Fundada há mais de um século, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens vai muito além de um local somente para orações, são um refúgio espiritual para pacientes, familiares e colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. A sua importância vai muito mais das paredes físicas, representa um ponto de encontro para a comunidade cristã, onde a fé e a solidariedade se entrelaçam em prol da saúde e do bem comum. 

Durante esses 140 anos, a capela testemunhou momentos de dor e esperança, celebrando a vida e a superação, guiada pelo exemplo de Nossa Senhora, Mãe acolhedora dos que sofrem. O tríduo comemorativo não apenas celebrou a história da capela, mas também renovou o compromisso de servir e amar ao próximo, relembrando os valores fundamentais para a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e de todos que a cercam. 

Redação: Nátalli Nott Bonow/ASCOM Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

FOTOS: Raquel Gonzales