Dia mundial da alergia: será que possuo alguma?

No dia 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia, a conscientização sobre doenças alérgicas e a importância do diagnóstico e tratamento adequados ganham destaque. Ao redor do mundo, milhões de pessoas são afetadas, comprometendo a qualidade de vida e, em casos severos, podendo ser fatais. Com essa preocupação, a Organização Mundial da Alergia (World Allergy Organization – WAO), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou essa data.

No Brasil, diversas instituições de saúde promovem ações educativas e oferecem atendimento especializado para o diagnóstico e tratamento das alergias. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) destaca a importância do acompanhamento médico e da adesão ao tratamento para o controle efetivo das alergias.

As alergias são respostas do nosso sistema imunológico a substâncias que normalmente são inofensivas, como poeira, pólen, alimentos, picadas de insetos, pelos de animais, látex, entre outros. Entre as alergias mais comuns, estão a rinite alérgica, a asma, a dermatite atópica e as alergias alimentares. Segundo a WAO, cerca de 30% da população mundial sofre de alguma doença alérgica.

As causas das alergias são muitas, não sendo possível indicar somente um fator. Predisposição genética, fatores ambientar, poluição do ar e hábitos alimentares são alguns dos fatores para as causas de alergias. Os sintomas podem variar de leves a graves, incluindo espirros, coceira, inchaço, dificuldade para respirar e, em casos extremos, anafilaxia – uma reação potencialmente fatal que exige atendimento médico imediato.

Como saber se tenho alguma alergia?

Muitas pessoas descobrem alergias em seu cotidiano, através da observação dos sintomas ao entrar em contato com substâncias específicas, sem precisar de um exame definitivo. No entanto, para um diagnóstico preciso e completo, existem exames específicos que podem ser realizados. Dois dos principais exames são o IgE total e o IgE específico.

O exame de IgE total mede a quantidade geral de imunoglobulina E (IgE) no sangue. O IgE é um tipo de anticorpo que o corpo produz em resposta a alérgenos. Níveis elevados de IgE podem indicar uma tendência a alergias, mas não especificam a que substâncias o indivíduo é alérgico.

Já o exame de IgE específico identifica os níveis de IgE em resposta a alérgenos específicos. Este teste é mais detalhado e ajuda a determinar exatamente quais substâncias desencadeiam reações alérgicas em uma pessoa. Por exemplo, pode-se testar a resposta a alérgenos como pólen, ácaros, pelos de animais, certos alimentos, entre outros. O resultado ajuda médicos e pacientes a entender quais alérgenos devem ser evitados e quais tratamentos podem ser mais eficazes.

Como posso tratar a minha alergia?

O tratamento das alergias pode incluir o uso de medicamentos, como os anti-histamínicos, corticosteroides e broncodilatadores para controlar os sintomas. Em casos mais graves, a imunoterapia pode ser recomendada para proteger melhor o organismo aos alérgenos específicos.

Para a prevenção das alergias, é recomendado evitar contato com os alérgenos sempre que possível, manter ambientes limpos e arejados, utilizar capas antialérgicas nos colchões e travesseiros, além de uma dieta balanceada. Isso também depende muito de cada alergia, mas, todo cuidado é pouco quando tratamos da nossa saúde.

Aqui no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, oferecemos alguns serviços para o diagnóstico e tratamento das alergias, incluindo os exames de IgE total e IgE específico. Nossa equipe conta com clínicos gerais, dermatologistas e um centro clínico preparado para ajudar nossos pacientes a identificar e tratar suas alergias de forma eficaz.

Neste Dia Mundial da Alergia, reforçamos o nosso compromisso de cuidar de você e do seu bem-estar. Entre em contato conosco e agende já o seu exame.

Para mais informações, contate:

Redação: Nátalli Nott Bonow/ASCOM Santa Casa de Misericórdia de Pelotas