É coisa de outro mundo

A Santa Casa de Pelotas é a Instituição Hospitalar mais antiga de Pelotas. Com mais de 170 anos, o Hospital presta maior parte dos serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como grande parcela dos hospitais filantrópicos, a Santa Casa também enfrenta as dificuldades recorrentes da situação atual da saúde pública, no Brasil. Porém, nos últimos anos, a Instituição tem buscado formas de reestruturação administrativa para recuperar as crises financeiras. E mesmo com todo o esforço e empenho dedicado, há muita coisa para se fazer.

Foi em meio a esse cenário que apareceu Julio Moura, despretensioso, sem segundas intenções e, principalmente, carregado de muita empatia e amor. O que este homem faz é coisa de outro mundo, você vai entender.

Infelizmente fazer o bem e importar-se com o próximo tornou-se algo fora do normal. Deveria ser hábito comum do cotidiano.

Julio tem buscado incessantemente externar esses sentimentos. Um dos palcos que ele escolheu para ensinar ao mundo como ser um bom ser humano, foi a Santa Casa de Pelotas.

Pensionista Vitalício da Polícia Federal dedicou seu tempo para reformar diversas alas do hospital. Dentre elas estão: Ambulatório, São Paulo, Laboratório, Bom Conselho, Traumatologia (interno e externo), corredor do CDI e corredor principal. Julio utiliza mais de 70% do seu salário para realizar estas ações e investir em materiais e mão de obra. E por falar nisso, basta perguntar para as equipes noturnas da Santa Casa se não o viram trabalhando até tarde. Sim, ele mesmo “coloca a mão na massa”. Não tem hora, dia e nem tempo ruim. O que ele faz é “coisa de outro mundo”.

Perguntado algumas vezes sobre qual a sua motivação para agir assim, ele comenta que não consegue deixar de ser solidário ao ver as pessoas enfermas sobre os leitos, “me corta o coração”, diz ele. Seus recursos são aplicados em alas que atendem pelo SUS, que notoriamente, são estruturas que sofrem por terem mais carências. Citadas as alas reformadas, acima, uma delas recebia pacientes particulares (Bom Conselho), mas a partir da reforma efetuada por Julio, passará a internar pacientes SUS.

Com os restauros o Hospital também consegue oferecer melhores condições de hotelaria aos seus pacientes internados via SUS. Levando em consideração que o trabalho realizado pelo Julio é de alto profissionalismo. Como ele mesmo costuma questionar: por que não deixar os leitos do SUS como o Albert Einstein (Hospital)?

É possível detectar que existem muitas pessoas dispostas a ajudar. Pelotas mostrou-se uma cidade solidária com a Santa Casa nos últimos anos. Dos perfis que se identificam, há pessoas que possuem condições de ajudar, porém, não tem interesse, outras possuem interesse, mas não tem condições. Julio tem interesse, condições e disposição de trabalhar, até mesmo, 24h dentro da Instituição.

É gratificante para a Santa Casa de Pelotas saber que temos alguém tão diferenciado ao nosso lado. Quando a base da nossa história sempre foi a Misericórdia, hoje somos retribuídos com um ser que “parece vir de outro mundo”.