Laboratório de Análises Clínicas
 
 
 
 
Normas referentes a coleta de sangue .
Exceto
UTI , UCTI:
  

Os exames pedidos devem estar nos postos devidamente identificados c/ a etiqueta dos pacientes, assinatura e carimbo do médico solicitante, e autorizados quando necessário.
O paciente deve estar em jejum,exceto emergências, pois em grande parte dos exames o jejum ira determinar a veracidade do resultado. Ex: glicose, colesterol, triglicerídeos, uréia, etc...
As justificativas referentes à emergência dos exames não devem ter abreviaturas.
  
ROTINA TURNO DA MANHÃ ( a coleta da casa é realizada entre 07:00 e 08:00 )
Para exames prescritos após primeira rotina da manhã, haverá uma segunda rotina de coletas entre 10:30 e 11:00.

  
ROTINA TURNO DA TARDE ( Só será feita coleta de pré operatórios, com internação no dia, exames para controle como: enzimas cardíacas, TPT e TTP, eritrograma e emergência justificada quando não for possível ficar para coleta de rotina do dia seguinte.)
 
ROTINA DE SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS ( Após rotina da manhã serão atendidos apenas controles, pré operatórios com internação no dia, emergências justificadas, outros pedidos devem ficar para coleta da manhã do dia seguinte).
 
ROTINA TURNO DA NOITE ( Serão atendidas apenas emergências, outros pedidos devem ficar no posto para coleta na rotina do dia seguinte).
 
*EXAMES DE GASOMETRIA: deve ser coletados pela enfermeira da unidade, supervisora ou médico e imediatamente encaminhada a amostra para laboratório.
 
*EXAMES DE CULTURAS EM GERAL: Devem ser encaminhados ao laboratório de preferência pela manhã. ( Informar se o paciente realiza antibioticoterapia ).
 
*EXAMES DE HEMOCULTURA: Este laboratório possui sistema automatizado, BACT/ALERT, com alta sensibilidade podendo detectar amostras positivas em 12horas, sendo necessário assim no máximo 2 amostras com 10 ml.
 
O laboratório está a disposição para maiores esclarecimentos sobre pedidos ou resultados de exames, aparelhos utilizados e métodos de trabalho.